Protesto de Bombeiros Sapadores cria tensão nas escadarias da Assembleia
Esta quarta-feira, dia 2 de outubro, pelas 12h00, centenas de bombeiros sapadores ocuparam as escadarias da Assembleia da República, em Lisboa, em busca de melhores condições.
Por: Bruno Reis
O protesto, convocado pelo Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores, juntou profissionais de todo o país numa manifestação ruidosa, que teve início ao meio-dia, acompanhada de heavy metal e rock n’roll e o rebentamento de diversos petardos. Os sapadores protestaram pela regulamentação do horário de trabalho, pela reforma aos 50 anos, pela valorização salarial, entre outras condições.
Os bombeiros em protesto incendiaram pneus e fatos de trabalho na base da escadaria, cantaram o hino nacional e ainda transportaram um caixão branco para a porta do Parlamento entre gritos de “vergonha”.
Em declarações aos meios de comunicação social presentes no local, Ricardo Cunha, o presidente do Sindicato Nacional de Bombeiros Sapadores afirma que o protesto foi “além do que estava legalizado”. O sindicalista comenta ainda o porque do protesto, mesmo numa altura em que o decorrem reuniões entre o Governo e os Bombeiros, “o que motivou isto foi o senhor secretário de estado ter marcado uma reunião e, no fim, voltou a dizer que não tinha nada a apresentar”.
O protesto começou a desmobilizar por volta das 15h30, com os bombeiros a abandonarem a escadaria da Assembleia da República.