Prazo Médio de Pagamentos. Faro é um dos distritos mais cumpridores
Segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2022, Faro demora em média cerca de 12 dias a cumprir o Prazo Médio de Pagamentos (PMP).
O Anuário de 2022 realizado pela Direção Geral das Autarquias Locais (DGAL), concluiu que os municípios do distrito de Faro são dos mais respeitadoresrelativamente ao PMP. Em 2022, a média foi de aproximadamente 12 dias, pelo que se verificou um decréscimo de 67% em comparação com o período homólogo.
No que diz respeito à análise dos municípios, Alcoutim e Lagoa são os que liquidam as dívidas no menor prazo de tempo – 1 dia, ou seja, quase a pronto. No sentido inverso, Vila Real de Santo António é a autarquia que demora mais tempo a pagar aos seus fornecedores – 29 dias. Ainda assim, esta é aquela em que se verificou maior diminuição do PMP comparativamente ao ano transato – cerca de 92%.
De acordo com os dados de 2022, destaca-se a impossibilidade da obtenção do PMP das autarquias de Aljezur e Castro Marim, que, no ano de 2021, demoravam 18 e 28 dias a cumprir os prazos de pagamento aos fornecedores, respetivamente.
Em Portugal, segundo os valores do PMP, são 160 os municípios que cumprem o prazo inferior a 30 dias, 30 que o cumprem entre 30 a 90 dias, e 7 que não o cumprem até 90 dias. Apesar de ainda não serem conhecidos grande parte dos valores, numa perspetiva global o comportamento dos municípios face ao indicador tem sido positivo.
Por: Guilherme Moreno