Novos fanatismos na ordem do dia na Conferência Beira Verão 2024
A edição de Verão da conferência Beira, que decorreu no Solar do Vinho do Dão a 14 de setembro de 2024, teve como tema principal “Novos fanatismos na era do hiperindividualismo”, tendo como oradores o professor Gilles Lipovetsky, o historiador José Pacheco Pereira, a comentadora Maria João Marques, o professor universitário Manuel Maria Carrilho e o jornalista ex-diretor do Jornal Expresso, Henrique Monteiro.
Por: Bernardo Sol
A sessão de abertura contou com a presença de Fernando Ruas, cargo, Guilherme Oliveira Martins e Henrique Monteiro. Nesta sessão, recordou-se José Azeredo de Perdigão, advogado viseense que é “uma das figuras mais notáveis de Viseu” afirmou Fernando Ruas , Presidente da Câmara Municipal de Viseu.
No segundo momento da conferência, o público presente teve oportunidade de ouvir Gilles Lipovetsky, que tratou de um tema importante para a sociedade moderna “Figuras do Extremismo Contemporâneo “. O convidado começou por referenciar Estaline, Lipovetsky tratou de temas como a estabilização na sociedade industrial, a grande depressão nos anos 30, entre outros temas e figuras marcantes do século 20.
No painel da tarde estiveram presentes os oradores José Pacheco Pereira, Maria João Marques e Manuel Maria Carrilho, tendo como moderador Henrique Monteiro. O historiador José Pacheco Pereira apresentou o porquê da história “andar para trás”, enquanto a comentadora Maria João Marques fala como os tribalismos dividiram os Estados Unidos da América a nível político. Por fim Manuel Maria Carrilho fala como a ideologia woke foi alterando o nosso quotidiano, afetando também a área das ciências e do surgimento de movimentos que visam a sensibilizar as pessoas para acontecimentos como o assassinato de George Floyd pelas mãos da polícia.
Na sessão de encerramento Henrique Monteiro agradeceu a todos os presentes em particular aos oradores da conferência, Os quais foram classificados pelo moderador como “grandes intelectuais nos temas nos quais dominam”.