Museu de História da Cidade de Viseu abre as portas a uma viagem no tempo

O Museu de História da Cidade de Viseu vai-se transformar num portal para o passado com a realização de cinco oficinas históricas.

Por Daniela Costa

Para celebrar os 900 anos da doação do Foral da Rainha D. Teresa, um dos momentos mais importantes da história viseense, o município de Viseu oferece uma oportunidade única aos amantes de história de mergulhar no passado da cidade com atividades até ao final de outubro.

De 30 de setembro até 28 de outubro, os viseenses podem contar com celebrações todos os fins de semana. O Município de Viseu organizou um programa dinâmico e com uma ampla gama de atividades. A programação que inicia neste sábado, inclui a primeira oficina intitulada “Instrumentos Musicais na Idade Média”, com Joaquim Silva e Orlando Trindade.

Já no dia 7 de outubro a atividade proposta é “O Cavalo, a Cavalaria e o Armamento no século XII” com Darío Español Solana e Afonso Soares Sousa. No sábado seguinte, dia 14, Richard Bradley aborda a “Vida monástica” seguido pela oficina “Cerâmica Medieval dos séculos XI a XIII”, com Gonçalo Lopes, no dia 21 e por fim, no último sábado do mês de outubro, António Oliveira encerra as comemorações com “O Armamento à Época de D. Teresa: Transições, Teorias e Práticas”.

As oficinas históricas fazem parte de um vasto programa de celebrações que decorre desde maio. As visitas às oficinas podem ser feitas no Museu de História de Viseu das 10h00 às 12h00, nos dias previstos e são especialmente direcionadas para o público a partir dos 16 anos. A participação é gratuita, mas é necessária a inscrição prévia, devido à grande demanda e consoante a lotação do espaço.

Toda a informação está disponível no site do Município de Viseu.

a