Casa cheia no VII Encontro Nacional de Formadores em Viseu
No dia 18 de novembro realizou-se o VII Encontro Nacional de Formadores com o tema “Como aprende o cérebro? Memória, atenção e ligação” no Instituto Politécnico de Viseu, a fim de promover o processo de aprendizagem. Uma iniciativa da Forma-te, da Psicosoma com o apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP).
Por Diana Pais, Vanda Marques (texto) e Tiago Pestana (fotografia)
O evento ocorreu no próprio Dia Nacional do(a) Formador(a) e contou com a participação de 15 oradores das mais variadas áreas, desde a psicologia, neuropsicologia, engenharia, programação, entre outros. O foco principal foi a aprendizagem e a importância da aplicação de metodologias inovadoras que devem ser adaptadas segundo as necessidades dos formandos no processo de aprendizagem.
Diversos oradores falaram sobre as metodologias aplicadas em algumas instituições, criadas em prol da potencialização da aprendizagem envolvendo os formandos tanto em problemas relacionados com a comunidade, como na criação de disciplinas mais práticas e úteis para uma nova realidade. O objetivo é formar alunos que consigam ser autossuficientes, criativos e singulares, alargando horizontes de forma confiante e positiva.
Em relação ao cérebro foram desconstruídos alguns mitos, abordadas algumas teorias e temáticas como a memória. Quando bem trabalhada e aproveitada, a memória é um elemento valioso na forma como aprendemos. Podemos potenciá-la através da autoexplicação, questionamento elaborativo e pela prática internivelada.
O encontro ao longo das sessões apresentou um caráter interativo. A plateia teve um papel ativo ao responder, em tempo real, a questões colocadas e discutidas ao longo das palestras.
As apresentações contaram com uma componente de Design Thinking. À medida que os palestrantes iam falando, a sua missão era desenhar e escrever num quadro os principais aspetos abordados. Esta interação, ainda que subtil, permitiu que o público, através de elementos visuais, memorizasse e consolidasse as questões tratadas.
Houve ainda uma entrega de dois prémios. O prémio carreira atribuído a Anacleto Castro e o prémio formador atribuído Micael Sousa. O evento contou com a presença de João Leite, Filipa Ribeiro, Joana Rato, Fernando Rodrigues, Mónica Lemos, Jorge Braga, Fátima Flores, entre outros.
O evento acabou entre risos e gargalhadas, com a participação do humorista e contador de histórias Jorge Serafim. Este não deixou de parte a temática do encontro afirmando que “o ensino tem de despertar [como este livro] um pensamento, uma ação… temos de refletir”.
O organizador Mário Martins considera que o evento foi um sucesso com “casa completamente cheia”. Refere também que este encontro é importante para a partilha de conhecimentos e ideias que podem vir a ser o ponto de partida de implementação de novas práticas de aprendizagem.