Covid-19: Hotelaria regista baixa de 70%
O surto da Covid-19 tem vindo a arrasar a economia, as chegadas de turistas caíram 70% nos primeiros oito meses de 2020, em relação ao ano anterior. Anunciou a Organização Mundial de Turismo (OMT).
Por Marta Lourenço
A época do verão tem o costume de ser a época mais forte no Norte, este ano foi uma exceção com -81% de turistas em julho e -79% em agosto. Esta queda, representa assim menos 700 milhões de chegadas, que induziu a uma perca de 617 mil milhões de euros no setor turístico mundial, “ou seja, uma perda oito vezes maior do que a registada após a crise financeira mundial de 2009″, indicou a OMT.
Na Europa, esta descida nos meses de verão foi ligeiramente menos acentuada, com menos 72% no mês de julho, e com menos 69% no mês de agosto. Mas, mesmo assim “esta recuperação foi de curta duração, dado que foram, entretanto, adotadas novas restrições a viagens num contexto de aumento dos contágios”, afirma a OMT.
Para este ano de 2020, a OMT espera uma queda de 70% das chegadas de turistas em relação ao ano anterior e não prevê nenhuma recuperação antes do final de 2021.
Segundo a OMT, a queda que se está a viver no setor de hotelaria deve-se uma falta de resposta dos diferentes países no desenvolvimento de protocolos de contingência do surto da Covid-19 que está a arrasar a economia.