Globos de Ouro: O primeiro tondelense a vencer

A habitual gala dos Globos de Ouro, decorreu no passado domingo, dia 28 de setembro e foram vários os vencedores, que tiveram o privilégio de saborear a vitória. Um deles, Samuel Úria, que venceu o “Globo de Ouro de Melhor Canção”.

Por: Luís Mendes

O Coliseu dos Recreios foi palco da XXIX gala dos Globos de Ouro, onde são premiadas áreas como o cinema, teatro, música, moda, entre outras.

A passadeira vermelha recebeu nomes como Joana Santos, Margarida Vila-Nova, Virgílio Castelo, César Mourão, Diana Chaves, João Baião, Manuel Luís Goucha, mas um dos grandes destaques surge diretamente do interior.

Samuel Úria estava nomeado na categoria de música, para “melhor canção” e para “melhor intérprete”, ao lado de nomes como Pedro Amante, A Garota Não, Gisela João, Nuno Ribeiro e NAPA, que representaram Portugal na Eurovisão, e “surpreendido”, como referiu, acabou por vencer o Globo de Ouro de Melhor Canção.

Nascido e criado em Tondela, cidade da beira alta do distrito de Viseu, Samuel Úria produziu o tema 2000 A.D inserido no álbum com o mesmo nome, que aborda a mudança de milénio.

É a primeira vez, que alguém natural de Tondela vence um Globo de Ouro e no momento do discurso dedicou o prémio ao seu pai, que comemora 80 anos de vida. Além dessa menção, Samuel Úria refere, que “o presente não está fixe, o presente está ingénuo e cheira mal” e deixa ainda o desejo de fazer justiça aos ideais que juntam as pessoas e que parecem estar a desvanecer, mas sem voltar ao passado.

a