Globos de Ouro: Joana Santos dá voz a Gaza
A 29ª edição dos Globo de Ouro, da SIC, realizou-se este domingo no Coliseu dos Recreios em Lisboa. Joana Santos recebeu o prémio de Melhor Atriz de Cinema e reforça o estado de alerta relativamente à situação humanitária que se vive em Gaza.
Por Mariana Santos
O início da cerimonia ficou marcado pelo discurso de Joana Santos: «eu não consigo estar aqui a celebrar sem falar de Gaza». A atriz afirma que a arte também é uma forma de resistência, e que, não se pode virar a cara à destruição de um povo inteiro.
Diana Ginja, atriz, foi a mais jovem premiada na categoria de Revelação do Ano. A atriz de 12 anos, entrega o elenco da novela “A Herança” na SIC. Diana Ginja ficou conhecida depois de ter lançado um livro, Beliscaram a Minha Felicidade, no qual aborda episódios de bullying que a própria sofreu.
“A Colónia” de Marco Martins, realizador e encenador, recebe o prémio de melhor espetáculo de teatro. Esta peça resultou de uma reportagem “Férias contra a ditadura” da jornalista Joana Pereira Bastos no Expresso, em 2021.
Herman José foi homenageado pela sua carreira por colegas de profissão. E o prémio de Mérito e Excelência foi entregue a Júlio Isidro.
A cerimónia foi marcada pelas restantes entregas de prémios nas diversas categorias, pela animação e pelo entretenimento.
