Rui Rio, o ex-líder com um perfil multifacetado entre política, economia e música

Rui Fernando da Silva Rio, ex-líder do Partido Social Democrático (PSD), conhecido por ter um perfil austero, avançou aos 60 anos para o seu maior desafio.

Por Francisca Bernardes

Nascido no Porto a 6 de agosto de 1957, Rui Rio sempre teve uma ligação forte à cidade que o viu crescer, o Porto. Aos 4 anos de idade, o ex-líder ingressa num colégio alemão “por vontade do seu pai”, que era um homem rigoroso e com um encanto pelos alemães considerando que Portugal não tinha futuro, conta Rui Rio em 2009 ao jornal de negócios Austeridade é uma das características que define o ex-líder afirma que o grau de exigência do pai é a marca da sua educação.

Rui Rio licenciou-se em Economia pela Faculdade do Porto, destacando-se no meio dos estudantes como presidente na associação de estudantes em 1981. Antes de se dedicar à política e marcar várias décadas, trabalhou em empresas como o Banco Comercial Português.

A sua trajetória na política começou na Juventude Social Democrata (JSD), onde foi vice-presidente da Comissão Política Nacional entre 1982 e 1984. Entre 1996 e 1997 foi secretário geral do PSD durante a liderança de Marcelo Rebelo de Sousa, onde acabou por sair pelo seu próprio pé em 1997 “em divergência com o presidente do partido, numa relação que não voltou a ser próxima”, conta ao Diário de Notícias.

Rui Rio tornou-se presidente da Câmara Municipal do Porto, ocupando o cargo durante três mandatos consecutivos, até 2013. Na sua liderança ficou conhecido por adotar medidas controversas, como a tentativa de privatização do Teatro Municipal Rivioli. Ao mesmo tempo, numa viagem a cabo Verde, a jornalista Lucília Monteiro encotra Verde a “dedilhar Pedra Filosofal numa guitarra, o poema de António Gedeão, ou acompanhar, na bateria, a música I just wanna make love to you, de Etta James. Descontraído como nunca” confidencia à  revista Visão.

Em 2023, Rui Rio é suspeito de desvios e abuso de poderes por alegada utilização indevida de dinheiro público, crimes que terão sido cometidos durante a gestão anterior do partido. Durante buscas em casa do ex-líder, jornalistas da SIC revelam algumas das afirmações de Rui Rio como “Vão descobrir todos os crimes que cometi” e “Estou cheio de medo”, depois de ter garantido estar muito calmo.

Fora da política Rui Rio leva uma vida pessoal discreta, é casado e pai de uma filha, grande adepto do Boavista. Praticante de desporto desde jovem, chegando mesmo a ser federado em atletismo.

Rui Rio é uma figura que mesmo afastado da política continua a provocar discussão, seja pelo legado que deixou enquanto autarca do Porto e líder do PSD, seja pela sua visão crítica da política nacional. 

a