Perfil. Volodymyr Zelensky o presidente da ficção à vida real
Conhecido como “Sluha Narodu” pelos ucranianos, Volodymyr Zelensky, ex comediante e ator, teve a sua primeira “experiência” governativa antes sequer de ter tomado o poder do seu país.
Por: Duarte Cardoso
Vasyl Petrovych Holoborodko, personagem que o líder politico interpretou, era um professor de história que viria a ganhar as eleições para a presidência após um vídeo se tornar viral nas redes sociais onde criticava o governo ucraniano.
O político entrou no mundo da interpretação, quando começou a participar em competições de stand up aos 17 anos.
Judeu e Filho de um professor e uma engenheira, nasceu a 25 de janeiro de 1978, em Kryvyi Rih, cidade da província de Dnipropetrovsk.
O Presidente da Ucrânia formou-se em direito ela Universidade Nacional de Economia de Kiev em 2000, mas nunca exerceu essa função, e aos 25 anos decidiu seguir a sua paixão pelo audiovisual e foi trabalhar como roteirista, produtor, ator e diretor de atrações na TV.
Zelensky decidiu então formar a sua equipa de comédia, a Kvartal 95 e partem em digressão pelos países da antiga URSS. Fez parte do elenco da franquia russa de comédias ‘Love in the Big City’. E em 2010 e 2012, foi produtor executivo no canal TV Inter.
Mas o seu auge viria quando começou a colaborar com o canal 1+1, onde iria estrelar “Sluha Narodu”, traduzido em português para “Servo do Povo”. Neste projeto as suas características da comédia se destacavam, a sátira politica, Zelensky no seu personagem criticava o lugar que atualmente ocupa.
Zelensky foi o 6º Presidente da Ucrânia, eleito a 20 de maio de 2019, após derrubar o ex líder politico da Ucrânia na segunda volta com 73 % dos votos. O seu mandato teria uma duração de cinco anos, mas devido à lei marcial adotada por conta da guerra com a Rússia, não foram realizadas eleições no país, e o seu mandato prolongou-se.
No entanto muitos analistas políticos viam-no apenas como uma marioneta de Ihor Kolomoisky, um dos nomes no topo da lista das pessoas mais rics da Ucrânia. Com “mão” no petróleo e na banca. E detentor do 1+1, grupo que Zelensky produziu a sua famosa série.
O líder político também ficou conhecido mundialmente quando viu o seu país a ser invadido pelas tropas russas. “Estamos a lutar não só pela nossa independência, mas sim pela nossa sobrevivência”, declara o líder politico num discurso na Assembleia da República.
Zelensky ainda teve a sua voz numa dobragem de “Paddigton”, o ursinho peluche. Um dos atores quando descobriu proclamou num “Falando por mim mesmo, obrigado, Senhor Presidente Zelensky. #PaddingtonBear”.