Aristides de Sousa Mendes homenageado no Panteão Nacional

A cerimónia de homenagem a Aristides de Sousa Mendes realizou-se no passado dia 19 de outubro, no Panteão Nacional, e contou com diversas representações concelhias. O humanista, natural da vila de Cabanas de Viriato, do Concelho de Carregal do Sal, recebeu a mais alta homenagem de Portugal, numa cerimónia que coincidiu com o dia em que se assinalaram os 67 anos da sua morte.

Por Ana Francisca Oliveira

O ato cerimonial iniciou-se com a interpretação do Hino Nacional pelo Coro do Teatro Nacional São Carlos, que ao longo de toda a sessão apresentou momentos musicais e corais. O ponto alto da cerimónia, que assumiu o figurino de túmulo sem corpo, ocorreu quando o Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, procederam ao descerramento da lápide alusiva.

Destacou-se também o elogio fúnebre da historiadora Margarida Magalhães Ramalho, os discursos do Presidente da Assembleia da República e do Chefe de Estado, bem como a exibição de um filme com testemunhos diretos de diversos descendentes de judeus salvos por Aristides de Sousa Mendes.

O diplomata “mudou a história de Portugal e projeta o país no mundo”, como afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, que no fim da cerimónia entregou a bandeira utilizada a familiares do Cônsul.

A cerimónia contou ainda com a presença do Presidente da Edilidade, Paulo Catalino, com o Presidente da Junta de Freguesia de Cabanas de Viriato, Nuno Seabra, com representantes da Fundação Aristides de Sousa Mendes, com o Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, com a Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato e com familiares do Cônsul.

a