O que devo fazer para ter um sistema imunitário forte?
Reforçar as nossas defesas e manter um sistema imunitário forte tem sido uma das grandes preocupações dos últimos tempos. A verdade é que devemos ter cuidados diários e não só em épocas de surtos. Manter uma alimentação variada e colorida deve fazer parte das nossas refeições todos os dias.Durante a noite entramos num período de jejum e quando despertarmos devemo-nos nutrir com alimentos cheios de vitalidade. Mas qual deve ser a primeira coisa que ingerimos?
Por Joana Liz (*)
Logo pela manhã e ainda em jejum devemos hidratar bem o corpo com água ou chá sem açúcar. A água é fundamental para que todas as células do nosso organismo funcionem de forma correta, visto que 70% do nosso organismo é constituído por água. Beber líquidos com o estômago vazio vai ajudar a regular a temperatura do nosso corpo, ajudar os órgãos a funcionar de forma certa, eliminar toxinas e vai auxiliar no transporte de nutrientes.
Antes de hidratar, gosto de dar um boost de energia e ingerir um shot rico em coisas boas e depois sim passar à fase de hidratação. A quantidade ingerida de água ou de chá sem açúcar deve rondar entre os 250 ml a 500 ml. Vou deixar algumas sugestões de shots do bem e de chás para que o vosso despertar seja ainda mais enérgico.
Shot de Limão, Gengibre e Curcuma
Receita:
- 1 limão espremido
- 1 colher de chá de curcuma ( açafrão das índias )
- 1 colher de gengibre em pó
Este poderoso shot tem ingredientes benéficos para a nossa saúde e em apenas 50 ml, podemos fazer muito por nós, pois é rico em vitaminas e nutrientes.
O limão é poderoso na quebra de proteínas e facilita a digestão de carnes, ovos e outros alimentos proteicos. Rica em antioxidantes, vitamina C e protege contra o envelhecimento.
A curcuma é uma especiaria que ajuda a desintoxicar o organismo e auxilia também na digestão. Esta especiaria das índias sozinha não tem grande interesse, daí ser importante combina-la com o limão e o gengibre.
O gengibre potencia a perda de peso, acelera o metabolismo, relaxa o estômago e o intestino, evitando náuseas e vómitos. Assim como o limão, o gengibre é rico em antioxidantes e conta com propriedades anti inflamatórias e ajuda a prevenir doenças como o cancro do colón e úlceras estomacais.
Shot de erva príncipe
- Àgua de preferência alcalina ( ph 9,5)
- Erva príncipe fresca
Basta juntar estes dois ingredientes e bater tudo.
Este shot sabe a relva, no entanto é tudo uma questão de hábito e temos que nos focar nos benefícios que nos vai trazer e tentar esquecer o sabor. Bebemos em jejum, porque o nosso estômago ainda não entrou em atividade acelerada e os ácidos estão mais baixos e assim potenciamos a chegada de nutrientes ao nosso organismo. Para os mais corajosos deixo a dica de bochecharem este ou outro shot antes de o engolir. Promovemos assim a absorção de nutrientes debaixo da língua.
A erva príncipe é cheia de vitaminas, aminoácidos e é riquíssima em clorofila. A clorofila é muito importante quando se fala em desintoxicação e ajuda a “ renovar” o nosso sangue.
Chá de cavalinha
A cavalinha é uma planta rica em minerais como cálcio, fósforo, potássio e antioxidantes e ajuda muito na elasticidade da nossa pele.
Este chá tem poderosos efeitos anti –inflamatórios e ajuda na prevenção de doenças do sistema imunitário e reumáticas. Para além destes benefícios contamos com outros como o efeito diurético, evita algumas doenças cardiovasculares, previne doenças renais, diabetes, favorece a elasticidade da pele, ajuda no tratamento de fraturas e ainda em tratamentos de osteoporose.
Chá verde ou matcha
O chá verde facilita a absorção de nutrientes e elimina toxinas. Possui um concentração alta em antioxidantes, caroteno e vitaminas C e E que ajudam no rejuvenescimento do organismo.
Rico em manganês, potássio, ácido fólico e vitaminas B1, B2, C, E, K. Poderoso em tanino que vai ajudar na redução de LDL que é o “ mau colesterol”. Fortalece artérias e veias e previne doenças cardíacas e circulatórias. Bioflavonoides e catequinas também fazem parte desta planta, o que são ótimos para prevenir alterações celulares e dão origem a cancros.
O Chá é verde porque as folhas perdem pouca oxidação e mantêm a sua cor original.
Chá de gengibre, pau de canela e casca de limão
- Raíz de gengibre
- Casca de limão
- Pau de canela
Aquecer água e juntar a raíz de gengibre e o pau de canela. Quando começar a ferver, juntar a casa de limão e desligar o lume. Se não tiverem limão podem juntar casca de laranja, ou podem juntar as duas.
As propriedades do limão e do gengibre já foram abordadas na receita do shot.
A canela ajuda a controlar os diabetes, ajuda a controlar o sistema digestivo devido ao seu efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti –inflamatório. Combate a fadiga e melhora o nosso estado de espírito e ajuda na digestão. A quantidade elevada de antioxidantes ajudam a diminuir o risco de cancro. A canela potencia a perda de peso, porque ajuda a reduzir o nosso apetite e a controla-lo porque é rica em fibras.
(*) Joana Liz não é nutricionista, apenas pratica um estilo de vida saudável e é uma leitora assídua na área da alimentação. Em caso de alguma doença ou problema crónico, consulte o seu médico ou nutricionista antes de seguir estas dicas.