De desconhecida a fruta da moda

Nos últimos anos, em Portugal, a produção, o consumo e a comercialização do mirtilo sofreu um aumento bastante significativo. Uma fruta que era quase desconhecida para a maior parte da população do nosso país, é agora apelidada de “fruta da moda”.

O consumo de mirtilo, teve nos últimos anos um crescimento significativo em Portugal. Sendo esta fruta  reconhecida pelas suas potencialidades antioxidantes e nutritivas, as pessoas começaram a consumi-la de diversas formas, tais como em sumos detox, iogurtes, compotas, batidos e sobretudo em fresco.

A Culberries, sediada em Viseu, dedica-se ao cultivo e venda de mirtilos. A produzir entre maio e agosto frutos de diversas qualidades e sabores, a empresa conta com um total de 4000 plantas distribuídas por várias parcelas de terrenos na aldeia de Corvos à Nogueira, freguesia de Santos Evos. O inicio da atividade da Culberries teve como objetivo a rentabilização de parcelas agrícolas através de uma candidatura ao programa PRODER (programa de desenvolvimento rural).

Carlos Jorge Abreu, produtor da Culberries explica que escolheu o mirtilo face às características físicas e químicas dos terrenos, nomeadamente o seu PH, e afirma que teve dificuldades na seleção das qualidades das plantas a produzir. “Elaborei o projeto, candidatei-o ao programa em vigor (PRODER) e, após a sua aprovação, concretizei-o, tendo na altura uma maior dificuldade na seleção das qualidades das plantas, pois não havia qualquer registo histórico na região sobre estas”, explica o produtor.

A cultura teve inicio no ano de 2014, tendo-se desenvolvido com sucesso, tanto a nível da produção como da comercialização. Atualmente concretiza-se maioritariamente com a exportação para a Europa, através de uma empresa local. Carlos Jorge Abreu salienta as qualidades mais produtivas na zona, as plantas Duke e Legacy.

 

Texto e imagem: Ana Raquel Abreu

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