Nova conferência BEIRA OUTONO convida comunidade a refletir e debater as transformações da era digital e a sua relação com o espaço público

Investigadora e professora italiana Valeria Martino é oradora convidada desta edição, que elege como tema as “Metamorfoses do Espaço Público”. Conferência terá lugar a 8 de novembro, na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu. As inscrições são gratuitas e estão a decorrer

Por: Gonçalo Bastos

O BEIRA – Observatório de Ideias Contemporâneas Dr. José de Azeredo Perdigão promove, no próximo dia 8 de novembro, a partir das 11 horas, a conferência BEIRA OUTONO, que terá lugar na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu.

A participação é aberta a toda a comunidade e as inscrições são gratuitas, bastando apenas fazer o registo via formulário online, disponível em www.cm-viseu.pt.

A investigadora e professora italiana da Universidade de Turim, Valeria Martino, é a convidada de honra desta nova edição, que elege as “Metamorfoses do Espaço Público” como tema principal. A ela, numa segunda parte da conferência dedicada à partilha de pontos de vista e ao debate, juntam-se os jornalistas Miguel Carrapatoso e Maria Flor Pedroso, bem como o professor catedrático Gustavo Cardoso. A moderação estará a cargo do jornalista Henrique Monteiro, presença habitual neste ciclo de conferências.

Nesta nova sessão pretende-se discutir o modo como as transformações dos media e das redes sociais, da multiplicação das chamadas “fake news”, assim como o acesso generalizado à rede e às mais diversas plataformas digitais fomentam situações inéditas, com impactos diretos na opinião pública, de difícil gestão, sem qualquer controlo ou garantia da verdade. Será que ainda se poderá falar de um espaço público, partilhado pela generalidade dos cidadãos? Será este o ponto de partida para um dia dedicado à discussão e reflexão de um tema pertinente e atual na sociedade.

É de salientar que Valeria Martino dirige diversas investigações na área da análise das transformações e características do novo “espaço público”, na sequência da progressiva intervenção neste espaço das novas tecnologias e das plataformas digitais contemporâneas, bem como o modo como essa intervenção atravessa gerações, por um lado, e põe em causa a distinção entre bens públicos e bens comuns, por outro. É, também, autora de diversos trabalhos, com destaque para “Information and Sociability in the Digital Age”, publicado em 2022. Pertence ao comité científico editorial da Rivista di Estetica e ao comité editorial da revista Working in the Digital Age.

Recorde-se que o BEIRA – Observatório de Ideias Contemporâneas AZEREDO PERDIGÃO é um centro de reflexão inspirado na figura de José de Azeredo Perdigão, ilustre viseense e figura ímpar da Cultura em Portugal no Séc. XX. Tem como objetivo fomentar o debate de ideias sobre grandes temas da atualidade, numa perspetiva que tenha em conta o seu enquadramento, não só nacional, mas também global. Trata-se de um projeto cultural sem fins lucrativos, criado por um Acordo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Viseu e a Associação Viriatos.14, que são – com a Fundação Calouste Gulbenkian – os seus Membros Fundadores.

a