Bloco De Esquerda perdeu quase 80 % dos votos nas eleições autárquicas

Partido perde 77,5% dos votos e passa a zero em cinco distritos nas autárquicas de 2025

Por: Beatriz Felício e Marco de Sousa

As eleições autárquicas do passado domingo foram uma caixa de surpresas, e a pergunta que não quer calar é “Onde está o Bloco de Esquerda?”

O partido em 2021 apresentou o triplo de votos do que os conseguidos este ano. A queda significativa nestas eleições apresenta uma redução de mais de 145 mil votos, em relação às eleições realizadas há 4 anos. A queda nacional foi de 77.5%, com grande destaque nos distritos de Lisboa ( -35.182), Porto ( -23.800) e Setúbal (-13.387). Apesar da derrota que todos comentam, o partido liderado por Mariana Mortágua, registou duas conquistas na região da Madeira e no distrito de Vila Real.

Em 2021, a Madeira contava com zero votos em relação ao B.E, e este ano contou com mais de 700 votos. Já em Vila Real, deu um salto, pois passou de 1 voto para 243. Ainda assim nada foi suficiente, nem mesmo as coligações com diversos partidos como o PAN e o Livre, para que conquistassem uma Câmara Municipal.

Nas duas áreas metropolitanas, assim como no distrito de Braga, estes continuam a ser os distritos com maior votação para o partido, apesar de isso não invalidar a perda de protagonismo a nível nacional.

Em 2021, apenas a região da Madeira não teve nenhum voto no Bloco de Esquerda, mas já em 2025 esse número aumentou para 5. Portanto, isto significa que o número de distritos onde o partido não recebeu qualquer voto quadruplicou, o que simboliza um aumento de 400%.

A expressiva queda do Bloco de Esquerda nas eleições autárquicas de 2025 pode revelar mais do que uma simples oscilação eleitoral. Os dados indicam uma redução preocupante do alcance geográfico e político do partido.

a