Mangualde destina 35 milhões de euros para o orçamento de 2023
A Assembleia Municipal de Mangualde aprovou um valor de quase 35 milhões de euros para o orçamento municipal de 2023. A maioria aprovou o orçamento e as Grandes Operações de Plano (GOP) e este orçamento é um dos maiores da década. A Câmara Municipal, prevê um investimento de 16 milhões de euros, definindo assim a estratégia para os próximos quatro anos.
Por: João Alves
Este investimento tem como principal objetivo, responder à atual crise emergente e também às necessidades para tornar o município num sítio mais atrativo e competitivo.
Marco Almeida, presidente da Câmara Municipal de Mangualde salienta que, “são dadas prioridades aos investimentos que se enquadram no atual quadro comunitário e que se encontram em execução, bem como à preparação e iniciação de um novo ciclo de financiamento, nomeadamente o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o Portugal 2030”.
Os apoios estratégicos estão definidos como investimentos sustentáveis nas áreas da sustentabilidade, inovação, recursos naturais (proteção do ambiente, ciclo da água, prevenção de riscos e gestão de recursos naturais), fortalecimento da qualidade de vida e coesão territorial e social (apoio às comunidades desfavorecidas, recursos endógenos transição digital, apoio social, entre outros).
Devido à atual conjuntura macroeconómica negativa, o orçamento e o GOP estão dispostos a dar uma solução rápida à estratégia local de habitação, assim como investimentos ligados à eficiência energética.
Para além disto, também foi aprovado por unanimidade um mapa de pessoal para 2023.
IMI vai ser reduzido em 2023
Esta proposta aprovada por maioria, irá reduzir o Imposto sobre Imóveis (IMI), para o valor mínimo de 0,3%.
Marco Almeida refere que, “com esta redução há um desagravamento fiscal para as famílias mangualdenses num ano de 2023 que se avizinha de grande dificuldade. As famílias, as pessoas, o bem-estar da nossa comunidade é e sempre será uma das nossas prioridades”.