Como se informam os eleitores no período de campanha?

Mais uma semana, que antecede as Eleições Legislativas, um dos momentos mais determinantes do futuro do país e os portugueses certamente têm uma palavra a dizer.

Por: Daniela Manso e Luís Mendes

Nas ruas existe um equilíbrio esperançoso, no entanto os mais velhos, talvez por cansaço dos longos anos que já viveram, não estão muito otimistas e alguns já nem procuram fazer parte da decisão que foi conquistada em abril, o voto.

Luís Marques, reformado

Na era mais tecnológica de sempre, os partidos procuram adotar novas formas de propaganda. Com uma presença cada vez mais notória nas redes sociais, alguns portugueses continuam a preferir jornais e televisão.

Fátima Correia, educadora de infância reformada

Os dois partidos com mais assentos parlamentares, Partido Socialista (PS) e Aliança Democrática (AD) procuram ativamente a presença nas redes sociais através da propaganda no Instagram, Facebook, Tiktok entre outras menos relevantes em termos de engajamento.

No Instagram, a AD conta com cerca de 23 mil seguidores, no entanto o perfil do PSD atinge números superiores na casa dos 52 mil enquanto que o PS está prestes a atingir a marca dos 45 mil seguidores.

Na rede social do momento, Tiktok, os números são consideravelmente inferiores. A página de campanha da AD conta com menos de 4 mil seguidores. O PS tem mais seguidores que a AD, mas não chega aos 5 mil e quinhentos.

Tiago Amaral, estudante

Olhando para as audiências dos debates televisivos a Universal McCann, agência de meios do grupo Mediabrands, analisou as audiências das eleições legislativas do dia 18 de maio.

De acordo com a Universal McCann e o artigo da Marketeer “de forma global e com os 30 debates já realizados, é possível observar uma diminuição do interesse dos portugueses nos debates face aos debates de 2024. Com a segunda eleição no espaço de praticamente um ano, os portugueses mostraram estar menos interessados nos debates, pois os líderes dos partidos são exatamente os mesmos de 2024. Nas últimas eleições legislativas, em 2024, tivemos 4 debates com uma audiência média superior a 1 milhão de telespetadores, sendo que em 2025 tivemos apenas 2 debates acima dessa fasquia.”

Tiago Amaral, estudante

Foram ouvidas vozes diferentes, algumas confiantes, outras desiludidas, muitas ainda indecisas. No dia 18 de maio são os votos do povo que falam e até lá não falta informação ao dispor do eleitor, quer na televisão, rádio, jornais, redes sociais e podcasts.

a