O voto não esperou: participação antecipada surpreende e quebra recordes
As eleições legislativas ocorrem dia 18 de maio em todo o país. No passado domingo, dia 11 de maio, mais de 330 mil eleitores escolheram votar antecipadamente, o maior número registado de sempre. O #dacomunicação foi até às ruas de Viseu saber a opinião sobre o voto antecipado.
Por Ana Baptista, Beatriz Costa e Mariana Santos
A maioria dos viseenses partilham da opinião que o voto antecipado é benéfico para os eleitores que não estão na sua área de residência e que procuram votar em mobilidade. «Trabalhamos muito fora e podemos votar antecipadamente porque estamos fora do local de residência. De qualquer forma, o voto das legislativas pode ser feito em qualquer urna, em qualquer país. Só as eleições autárquicas é que têm que ser no local de residência», confessa Cristóvão Cunha, desenhador de luz.
Ainda que a maior parte dos eleitores escolham votar no dia 18, João Vasconcelos, rececionista e Inês Costa, estudante, escolheram votar antecipadamente.
No voto antecipado a inscrição é online e para Bárbara Marques, produtora, o acesso torna-se mais fácil para a maioria das pessoas. No entanto, nas pessoas com mais idade, que não têm tanto acesso ou tanta facilidade, também deveria existir outra opção para elas, afirma a produtora.
Porém, Aida Marques, administrativa, considera que não haja benefícios nenhuns em votar antecipadamente.
A unanimidade da população de Viseu é que não é importante o dia em que votam, mas sim, que o dever de votar seja exercido.
