Conquistas e despedidas marcam o fim da época 2024 da Fórmula 1

No passado domingo, dia 8 de dezembro, decorreu em Abu Dhabi, o último grande prémio da temporada 2024 da Fórmula 1. A prova que foi marcada fortemente por várias despedidas de vários pilotos, como também por conquistas, com a Mclaren a vencer o campeonato de construtores 26 anos depois de o ter conquistado pela última vez em 1998.

Por: Bernardo Sol

No circuito de Yas Marina, localizado na capital do Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi, decorreu o encerramento da temporada 2024 da F1. Na prova ainda estava em jogo o título do mundial de construtores, que foi disputado entre a Mclaren e a Ferrari, com a equipa britânica a levar o galardão para casa graças à dominante vitória de Lando Norris, ao liderar de início até ao fim do grande prémio.

A corrida foi marcada por várias despedidas, com as saídas de Kevin Magnussen da HAAS, Zhou Guanyu e Valtteri Bottas da Sauber e de Franco Colapinto da Williams que saem da composição dos pilotos para a próxima temporada. Também foi o último grande prémio para alguns pilotos que vão trocar de equipa como Carlos Sainz a transferir-se da Ferrari para a Williams, Niko Hulkenberg da HAAS para a Sauber, Esteban Ocon (apesar de não ter participado na corrida) da Alpine para a HAAS e Lewis Hamilton da Mercedes para a Ferrari.

A saída do piloto britânico foi a mais marcante por dar como encerrado um ciclo de grande sucesso que perdurou por 11 anos, onde Hamilton venceu 6 dos seus 7 títulos mundiais com a Mercedes e ajudou a escuderia alemã a conquistar 8 títulos de construtores entre 2014 a 2021.

Com esta temporada de 2024 a ser uma das mais emocionantes dos últimos anos, com 7 vencedores diferentes, vários momentos de brilho por parte de pilotos que não tinham muito destaque, uma luta acesa nos campeonatos de pilotos e construtores e momentos de drama dentro e fora das pistas. Espera-se assim que a temporada 2025 seja melhor ainda que esta passada temporada, que já entrou no hall da fama.

a