Artur Jorge conquista o Brasileirão e faz história no Botafogo
Após vencer no passado dia 30 de novembro o Atlético Mineiro por 3-1, e consagrar-se campeão da Taça Libertadores da América pela primeira vez na sua história, o Botafogo de Artur Jorge conquistou o campeonato do Brasileirão no passado domingo, 8 de dezembro, ao vencer o São Paulo por 2-1 em casa.
Por: Claudete Salvador
Os últimos dias têm sido de glória para o Botafogo. Após vencer a Copa Libertadores pela primeira vez na sua história numa vitória contra o Atlético Mineiro, o Glorioso sagrou-se agora, no passado domingo, 8 de dezembro, campeão do Brasileirão 29 anos depois. O Fogão terminou o campeonato com 79 pontos, mais seis do que o segundo classificado, o Palmeiras do português Abel Ferreira, com 73 pontos, que perdeu contra o Fluminense, por 1-0 em casa.
Savarino inaugurou o placar aos 37 minutos da primeira parte do jogo com assistência de Igor Jesus. Aos 63 minutos, William Gomes empatou para o São Paulo, mas foi Gregore que decidiu a vitória do Botafogo aos 2 minutos do período de compensação da segunda parte do jogo.
O treinador português Artur Jorge fez história ao conquistar dois títulos pelo Botafogo no espaço de uma semana: a Taça da Libertadores e o Brasileirão. No comando do Alvinegro Carioca desde abril de 2024, Artur Jorge junta-se a Jorge Jesus como os únicos treinadores portugueses que venceram ambos títulos na mesma temporada.
Quem também fez história foi o jogador internacional angolano Bastos Quissanga, que assinou pelo Alvinegro do Rio em agosto de 2023 e se tornou o primeiro africano a vencer a Libertadores.