Jorge Martín conquista o mundial da MotoGP e quebra recordes
O piloto espanhol Jorge Martín consagrou-se campeão mundial da MotoGP com o 3º lugar na ultima corrida do campeonato, o GP solidário em Barcelona. O vencedor da corrida, Francesco Bagnaia, terminou o campeonato em 2º lugar com um total de 498 pontos. O campeão terminou com 508.
Por Bruno Reis
A temporada 2024 da MotoGP terminou em Espanha e contou com um novo campeão. Jorge Martín, piloto da Pramac levantou a 17 de novembro de 2024 o troféu de campeão mundial da MotoGP após uma tentativa fracassada na temporada passada.
Apesar de terminar a ultima corrida do campeonato em terceiro lugar, o campeão, conseguiu conquistar o título com 10 pontos de diferença face ao 2º lugar, Francesco Bagnaia piloto da Ducati.
Jorge Martín é apenas o quinto piloto espanhol a conquistar o título depois de Alex Criville, Jorge Lorenzo, Marc Marquez e Joan Mir. Além disso, o piloto consagrou-se campeão com uma equipa independente, Prima Pramac Racing, feito esse que não se repetia desde 2001 com a conquista do título por parte de Valentino Rossi, com a equipa Nastro Azzurro Honda.
Para acrescentar aos feitos, Martín supera a marca de 500 pontos na classificação, proeza que nunca havia sido feita nos 75 anos do Mundial de Motovelocidade.
O #89 conquistou o seu lugar como um dos campeões mundial da MotoGP e quebrou recordes no caminho.