É bom, mas não é muito. O aumento do salário mínimo em Portugal

No passado dia 1 de outubro, o Governo português assinou em conjunto com os seus parceiros, o novo acordo de concertação social para o aumento do salário mínimo em 870€ brutos, no ano de 2025. O valor representa um aumento de 50€, face ao valor atual.

Por Afonso Azevedo, Claudete Salvador, Patrícia Vicente

Para alguns trabalhadores, o aumento não é suficiente. Elen Silva, é gerente do cabeleireiro Charme Brasileiro, em Viseu, e considera que este aumento é útil, mas não o suficiente para conseguir manter a vida: “Não acho suficiente. No mínimo tinha que ser uns 150€ para continuarmos a manter a vida em Portugal. Porque está difícil….Tudo aumenta. Luz, água, o mercado”.

Simone Silva é repositora a part-time na loja “Kid to Kid”, e acha que o aumento do salário mínimo não equipara o custo de vida em Portugal, sobretudo, o da habitação: “Não são 50 euros que vão fazer a diferença mediante as rendas que nós temos, principalmente, aqui na zona de Viseu.”

A lojista aponta, ainda, as dificuldades que enfrenta devido aos preços elevados do combustível e produtos de supermercado, relativamente ao ordenado mínimo: “Nós temos que fazer contas, e muitas vezes chegamos a meio do mês e já não há [dinheiro]”.

Considerando o aumento de 50 euros insuficiente, Simone Silva afirma que o salário ideal seria igual ao do país vizinho. “Relativamente ao custo de vida que nós temos, neste momento, em Portugal, nós deveríamos ter pelo menos um ordenado mínimo equivalente ao da Espanha”, diz a lojista.

Maria Tavares é trabalhadora-estudante do curso de Comunicação Social na Escola Superior de Educação de Viseu. Apesar de trabalhar por regime de meio período, a aluna considera o aumento dos salários uma boa medida a ser implementada, apesar de ponderar não ser uma subida muito significativa.

“Eu acho que o aumento salarial é sempre bom. É sinal que a economia está a evoluir e que o nosso governo está a olhar para a situação dos trabalhadores e vê que alguma coisa tem de mudar. Claro que 50€ não é o melhor aumento e provavelmente agora nem vai ser muito notável, provavelmente só daqui a uns tempos quando já houver um aumento de 100€, 150€ ou 200€ já vai saber um bocadinho melhor.”

Maria Tavares, estudante do ensino superior

A estudante admite que se mantém esperançosa e acredita que quando começar a trabalhar a tempo integral poderá usufruir de um salário mais “justo”. “Eu acho que é isso aí dá um bocadinho de esperança de quando entrarmos no trabalho a tempo inteiro possa receber um sonho um pouco mais justo. Claro que depende também da profissão, mas a área de Comunicação Social, nem sempre tem o salário mais justo e não só nesta área, mas também na restauração, como em tantas outras em que se faz muitas horas. […] Já é um bom passo aumentar, dar este aumento e prometer aumentar consecutivamente ao longo dos anos. Vamos ver se é o que acontece ou não, mas sim dá esperança de um salário mais justo”, afirma Maria Tavares.

A partir do próximo ano, o salário mínimo em Portugal terá uma subida de 50€ a cada ano, com o objetivo de chegar aos 1020€ em 2028.