Orçamento de Estado: As negociações finais com a oposição
Deverá ser entregue, na Assembleia da República, no próximo dia 10 de outubro, a proposta final do Orçamento de Estado para 2025 (OE2025). As negociações ainda estão a decorrer entre a Aliança Democrática (AD) e a oposição, o Partido Socialista (PS), para garantir a viabilização do OE2025.
Por: Diogo Costa
O Orçamento de Estado de 2025 foi pré-aprovado na manhã desta segunda-feira, pelo Governo.
Depois da AD ter aceitado a contraproposta do PS no que diz respeito ao IRS (Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares) jovem, o maior entrave é em relação ao IRC (Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas), AD recusou a proposta do PS, mas as negociações prosseguem.
Enquanto a proposta inicia da AD era a redução da taxa do IRC, o PS quer transformar essa redução num crédito fiscal ao investimento. Um crédito fiscal ao investimento é um benefício fiscal temporário de apoio em relação ao investimento que foi feito. Luís Montenegro, primeiro-ministro, vê esta opção como uma solução a curto prazo, algo que não quer com a economia a crescer entre 2% a 2,5%. O primeiro-ministro procura uma solução a longo prazo.
As negociações vão continuar a decorrer ao longo desta semana e, no dia 10 de outubro o povo português saberá se o Orçamento de Estado de 2025 será aprovado ou não.