Uma Janela pela paz: Dia Internacional da Paz contou com campanha solidária
O passado dia 21 de setembro de 2024, Dia Internacional da Paz, foi marcado pela campanha #JanelaBrancaPelaPaz, que passava por pendurar na janela o símbolo universal de esperança e de solidariedade, a bandeira branca.
Por Bruno Reis
Numa época em que segundo a ONU, Organização das Nações Unidas, se vive o maior número de conflitos desde a Segunda Guerra Mundial, com um quarto da população mundial a viver em zonas afetadas pelos conflitos, o movimento, que uniu o Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental, UNRIC, a UNICEF e várias personalidades públicas, procurou “educar para a paz”, criando uma corrente de solidariedade como meio de demonstrar empatia para com os povos que se encontram em guerra.
A iniciativa contou com a participação de figuras pública portuguesas, entre elas, Catarina Furtado, Carlão, Mário Cotrim, também conhecido como ProfJam, João Baião, Cristina Ferreira entre outras.
A campanha segundo António Ferrari, assessor de Comunicação para Portugal da ONU, “é de e para todos”. Diversas pessoas e instituições aderiram à iniciativa, pendurando nas janelas de casa ou dos locais de trabalho um pano branco, criando uma maré branca pela paz nas varandas portuguesas.