Tempestade Boris provoca inundações no norte de Itália
A tempestade Boris, que já havia passado por países do centro e leste da Europa continua sem dar tréguas. São já mais de 20 mortos contabilizados, num momento em que o rasto de destruição já se prolonga até ao norte de Itália.
Por Ivone Simões
As fortes chuvas torrenciais e as cheias chegaram a Itália, surpreendendo mais de mil pessoas, que tiveram de ser retiradas das suas casas, na região de Emilia-Romagna. As zonas mais atingidas são a área metropolitana de Ravena, na qual foram evacuadas cerca de 800 pessoas, bem como a região de Bolonha, com mais de 200 pessoas retiradas.
Os municípios disponibilizaram refúgios e as autoridades aconselham os cidadãos a evitarem deslocações e adotarem o regime de teletrabalho, devido ao risco ainda eminente de deslizamentos de terras. O presidente da Câmara de Ravenna, Michele De Pascale, declarou Estado de Emergência na região. Já o autarca de Faenza refere que o nível da água “subiu até muito perto do limite, mas graças às obras realizadas no último ano conseguimos evitar um transbordo no centro da cidade.”
Como consequências das inundações, vários serviços foram atingidos e obrigados a encerrar, como escolas, empresas e ligações ferroviárias. É de recordar que este fenómeno já provocou 24 vítimas mortais: sete na Roménia e na Polónia e cinco na República Checa e Áustria.