Instagram lança contas exclusivas para adolescentes, reforçando a segurança e a privacidade
O Instagram lançou nesta terça-feira, 17, contas para adolescentes, oferecendo assim mais privacidade e restrições.
Por Maria Pedro
A rede social visa criar uma experiência que seja mais adequada à idade dos utilizadores, tornando privadas as contas de todos os jovens menores de idade, com o objetivo de aumentar a segurança e tranquilizar os pais quanto à utilização de redes sociais.
As “Contas de Adolescentes” têm ferramentas de controlo integradas que limitam quem pode entrar em contacto com os mesmos e o conteúdo por estes visualizado. O Instagram impossibilitará notificações entre as 22h00 e as 07h00, começará a restringir conteúdo classificado como sensível, nomeadamente nudez e discussões sobre automutilação.
Não obstante, também oferecerá a possibilidade de os jovens selecionarem temas que lhes sejam de maior importância, como por exemplo, artes ou desporto, desta forma possibilitando os mais novos a explorarem os próprios interesses.
Os adolescentes com menos de 16 anos necessitarão da permissão de um dos pais ou de algum responsável para alterar qualquer uma dessas configurações de forma a serem menos rigorosas.
A medida deverá entrar em rigor em contas recém-criadas a partir desta semana. A empresa diz que nos próximos dois meses pretende implementar a medida nos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Reino Unido. Até ao início do próximo ano deverá estender-se ao resto do mundo.