Eurobarómetro revela forte apoio dos portugueses ao Euro e ao NextGenerationEU
Segundo os resultados mais recentes do Eurobarómetro divulgados pela Comissão Europeia, a maioria dos portugueses expressa uma visão positiva em relação à moeda única, o euro, e ao Mecanismo de Recuperação e Resiliência, destacando um apoio significativo da população às políticas europeias.
Por Daniel De Oliveira
O inquérito revela que 69% dos portugueses consideram que a adoção do euro é benéfica para Portugal, refletindo uma percentagem semelhante à média europeia, onde 69% dos inquiridos de todos os Estados-Membros compartilham essa opinião. Da mesma forma, quando questionados sobre se o euro é positivo para a União Europeia (UE), 78% dos portugueses concordam, alinhando-se com os 79% de apoio médio na UE.
Um aspeto notável do Eurobarómetro é a avaliação do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, peça central do programa NextGenerationEU. Tanto a nível europeu quanto em Portugal, uma maioria expressiva manifesta apoio a um plano de recuperação que beneficie todos os Estados-Membros, desde que estes realizem reformas e invistam em áreas como a sustentabilidade ambiental, a digitalização e as questões sociais. Em Portugal, 69% dos inquiridos endossam essa abordagem.
O inquérito também abordou a opinião dos cidadãos sobre as moedas e notas de euro. Surpreendentemente, 66% dos inquiridos expressaram apoio à abolição das moedas de 1 e 2 cêntimos, uma posição que reflete um elevado e estável nível de concordância em todos os países da área do euro.
Estes resultados sugerem que, apesar dos desafios económicos e das incertezas globais, os portugueses mantêm uma visão otimista em relação ao euro e apoiam as iniciativas europeias destinadas a promover a recuperação económica e a resiliência. Este sentimento positivo pode ter implicações significativas para o futuro do país no contexto europeu.