Portugal no pódio do automobilismo

A última prova da World Endurance Championship deste ano, teve lugar em Sakhir, Bahrain. A transmissão da corrida foi este Sábado, às 17h, no canal Eurosport 1.

A prova em Sakhir teve uma duração de 6 horas, mas no horário em que a corrida esteve em direto a duração foi apenas de 2 horas. As restantes 4 horas foram transmitidas noutros horários. Estas 2 últimas horas correspondem à última parte da corrida em Sakhir e também a última corrida deste ano.

A World Endurance Championship está dividida em 4 categorias, LMP 1, LMP 2 LMGTE Pro e LMGTE Am.

A categoria LMP 1 abrange os carros híbridos com Sistema de Recuperação de Energia e aqueles que não têm este sistema, mas neste caso é só a equipas privadas. A categoria LMP 2 abrange carros sem uma produção mínima requerida. A categoria dos LMGTE Pro e a categoria LMGTE Am têm carros que podem andar em estrada aberta e disponíveis para venda, os condutores LMGTE Pro são profissionais, já os da LMGTE Am são amadores, tal como o nome de cada um indica. E foi nesta última categoria que um português teve direito a estar no pódio.

Na categoria LMP 1, os vencedores estavam a conduzir um Toyota TS050 e quem estava ao volante do veículo era Sébastien Buemi, Anthony Davidson e Kazuki Nakajima, pertencentes à equipa Toyota Gazoo Racing.

Julien Canal, Nicolas Prost e Bruno Senna, pertencentes à equipa Vaillante Rebbelion e ao volante de um Oreca 07, foram os vencedores da LMP 2.

Um Ferrari 488 GTE foi o vencedor da categoria LMGTE Pro. Este veículo pertencia à equipa AF Corse e ao volante desta viatura estava Davide Rigon e Sam Bird.

Por fim, na categoria de LMGTE Am, os vencedores foram Paul Dalla Lana, Pedro Lamy e Mathias Lauda, pela equipa Aston Martin Racing e ao volante de um Aston Martin V8 Vantage.

Pedro Lamy, 45 anos, português, subiu ao pódio na sua categoria após ter vencido as 6 horas do Circuito do Bahrain, juntamente com a sua equipa.

 

Texto: Carlos Martins Rodrigues

Imagem: FIA WEC

a