Programa de residência artística da Binaural Nodar festeja 15.º aniversário
A exposição retrospetiva “Permanência e Evanescência” assinala o 15.º aniversário do programa de residência artística da Binaural Nodar em contexto rural. O evento ocorrerá no Museu Municipal de Vouzela a partir do dia 12 de janeiro e finaliza a 9 de fevereiro.
Por Inês Lamego e Rafael Fernandes
Este programa, que tem como foco as áreas da arte sonoras, intermedia e performance, surgiu em julho de 2006. A primeira residência artística teve lugar na aldeia de Nodar, São Pedro do Sul, na qual foi acolhido o Coletivo Fora do Tempo. Trata-se de um conjunto de músicos, performers e artistas audiovisuais da cidade espanhola de León.
Em setembro do mesmo ano decorreu, em colaboração com a organização cultural MoKS da Estónia, o Pushing the Medium. Foium encontro internacional de artistas que apresentaram em Nodar trabalhos sonoros e visuais de inspiração localista e comunitária.
Nos anos seguintes, mais de uma centena de artistas foram acolhidos em aldeias dos municípios parceiros, oferecendo um envolvimento regular entre artistas, espaços geográficos e comunidades rurais.
O projeto trata-se de um processo de enraizamento no território baseado no dia a dia vivido em comunidades locais, como as de Vouzela, Castro Daire, Viseu, São Pedro do Sul e Oliveira de Frades.