DECO lança ferramentas para evitar insolvência nas famílias portuguesas
Associação de Defesa do Consumidor lança guia para apoiar famílias com dificuldade em pagar todas as suas contas.
Por Carolina Barros
Com o fim das moratórias assinalado para o dia 1 de outubro, milhares de família terão que retomar os pagamentos do crédito à habitação e muitas ainda não conseguiram reestruturar os seus empréstimos.
A Associação de Defesa do Consumidor, DECO, já alertou o Governo português para os milhares de pedidos de ajuda que tem recebido relativamente ao fim deste acordo implementado no início da pandemia.
A pensar nas dificuldades financeiras que as famílias portuguesas poderão estar a sentir, o Gabinete de Proteção Financeira da DECO lançou um guia digital com soluções que podem evitar danos maiores. Este guia é constituído por diversos passos que as famílias deverão seguir após o fim das moratórias.
A DECO aconselha a população portuguesa beneficiária deste apoio para renegociarem os seus créditos, analisando-os cuidadosamente e pressionando as instituições de crédito para que seja encontrada uma solução.
Natália Nunes, especialista da DECO, admite que as dificuldades vão aumentar e que, a partir de outubro, haverá situações extremas em que será preciso pensar em soluções mais radicais e, por isso, haverá famílias que vão ter de ponderar a venda da casa, porque não terem condições de, a curto e médio prazo, conseguir pagar o crédito à habitação. A responsável alerta também que outras famílias poderão ter de recorrer a processos de insolvência.