Viseu oferece “jardins” a quem dormir no concelho nos próximos dias

Todos os turistas que durmam em Viseu, entre os dias 3 e 12 de julho, vão ter à sua espera no quarto uma planta que poderão levar para casa. A oferta enquadra-se no âmbito do festival Jardins Efémeros, que conta neste ano de 2021 com a sua IX edição.

Por Luís Silva

A planta em causa é uma tradicional “suculenta” e está inserida numa maquete de papel, que contém um poema, em português e em inglês, e que faz alusão a Viseu e aos seus jardins. Esta ideia também faz referência ao mote adotado por Viseu para o ano de 2021, “Cidade-Jardim”.

A iniciativa junta a organização dos Jardins Efémeros, o Teatro Viriato, a ARPTCP – Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal e a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

“A ARPTCP adquiriu os 3.000 exemplares da planta, que vão estar à espera dos visitantes em todos os quartos de alojamento do concelho de Viseu, durante os 10 dias do festival”, explica Jorge Loureiro, vice-presidente da AHRESP. “A aceitação por parte dos empresários de alojamento turístico foi imediata, pelo que esta ação reúne todas as condições para ser um grande sucesso”, acrescenta.

Já Pedro Machado, presidente da ARPTCP, sublinha o carácter inovador da iniciativa. “Vivemos uma fase da atividade turística em que, por força da pandemia ainda em curso, todas as ações que promovam o destino são bem-vindas. Por vezes, as ideias mais simples são aquelas que perduram na memória e estou certo de que esse será o caso da oferta desta planta”, considera Pedro Machado.

A 9ª edição dos Jardins Efémeros, que se realiza entre os dias 3 e 11 de julho, na cidade de Viseu, tem como mote “A Palavra e as Linguagens”. A edição deste ano do festival contempla oito categorias: Artes Visuais, Arquitetura, Som, Cinema, Pólis, Oficinas, Mercados e Teatro & Dança. Para mais informações, pode consultar https://jardinsefemeros.pt/.

a