Covid-19: Feira de São Mateus cancelada pelo segundo ano consecutivo
A edição deste ano da Feira de São Mateus está cancelada. O anúncio foi feito pela Câmara Municipal de Viseu e pela organizadora do evento VISEU MARCA, tendo assegurado o seu regresso em 2022. O evento estava previsto para ser realizado entre 5 de agosto e 12 de setembro.
Por Luís Silva
Substituída pelo projeto Cubo Mágico, em 2020, a Feira Franca é cancelada pelo segundo ano consecutivo. Em comunicado, Conceição Azevedo, presidente da Câmara Municipal de Viseu, diz tratar-se de uma “decisão difícil”, mas “devidamente ponderada”, argumentando que, apesar do cenário dos eventos de verão ainda não ser claro, não se pode “adiar eternamente”.
A decisão, que foi unânime entre Câmara Municipal, promotora do evento, e a Direção de sócios da VISEU MARCA, organizadora executiva, baseia-se na “incerteza relativamente à legislação e normas a aplicar aos eventos de verão”, bem como nos condicionamentos económicos e de segurança motivados pela pandemia.
No lugar da Feira de São Mateus, já está a ser planeada um programa alternativo para a animação do período de verão, sendo este “mais prudente do ponto de vista de segurança, mas também do ponto de vista económico”. À semelhança do ano passado com o Cubo Mágico, a autarquia, em parceria com a VISEU MARCA, está a preparar um programa cultural de animação para o período de verão, “associando-se à instalação de tradições do feirar na cidade”.
Para a presidente da VISEU MARCA, Cristina Paula Gomes, “esta é a decisão possível num contexto de incerteza que implicaria a realização de uma Feira de São Mateus diminuída ou até descaracterizada”, defendendo o regresso deste evento anual com uma “identidade e força inalteráveis”.
A autarca viseense relembra, ainda, a localização do Centro de Vacinação no Multiusos que, mantendo-se como uma “prioridade absoluta”, “condicionaria desde logo a realização da Feira ao impossibilitar a instalação dos operadores neste local”.
Devido ao cancelamento da Feira de São Mateus, em 2020, foi criado o Cubo Mágico, um programa alternativo ao verão que visou a retoma económica e a reanimação cultural de Viseu. O evento, que se realizou de 21 de julho a 21 de setembro, teve lugar em 18 locais da cidade, nos quais ocorreram mais de 600 micro-eventos.