Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões aposta na mobilidade suave

Candidatura ambiental pretende promover a descarbonização dos 14 concelhos do território de Viseu Dão-Lafões.

Por Ana Francisca Oliveira

A candidatura “Mobilidade Suave em Viseu Dão Lafões – Projeto Intermunicipal de Promoção da Mobilidade Urbana Multimodal Sustentável” tem como objetivo apostar em ações de descarbonização dos 14 concelhos do território, com foco especial nos transportes das zonas urbanas.

Com um investimento previsto de 6.8 milhões de euros, espera-se a aquisição de modos de transportes públicos não motorizados, constituindo uma rede de bicicletas públicas, com 41 estações e 320 docas sendo então necessária a construção de 38 km de ciclovias ou vias pedonais no perímetro urbano dos municípios.

Nuno Martinho, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões afirma que “Com esta candidatura a CIM Viseu Dão Lafões pretende dinamizar, um pouco por todo o seu território, a adoção de uma política de mobilidade de baixo teor carbónico, tendo presente as vantagens ambientais, sociais e económicas que a adoção de políticas públicas de proteção do meio ambiente e de valorização dos recursos endógenos tem na melhoria da qualidade de vida de todos os munícipes”.

O projeto integra também o desenvolvimento de uma aplicação móvel, promovendo a integração de todas as soluções de mobilidade do território, incluindo os transportes públicos e os transportes flexíveis.

A candidatura foi submetida ao PO Centro 2020, com o intuito de realização do Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável.

Com esta iniciativa, a que se juntam outras já desenvolvidas e a desenvolver, pretendemos tornar a nossa região mais desperta e ativa para atitudes ambientalmente mais responsáveis e, por outro lado, criar condições mais favoráveis para a utilização da bicicleta”.

Nuno Martinho, secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões
a