Câmara da Mealhada apoia e assinala Hora do Planeta

A Câmara da Mealhada aprovou, por unanimidade, em reunião de Executivo Municipal, assinalar e apoiar a “Hora do Planeta”, a iniciativa da organização global de conservação de natureza WWF. Desse modo, dia 27 de março, entre as 20h30 e as 21h30, as luzes do edifício dos Paços do Concelho serão, simbolicamente, desligadas.

Por Mariana Torres

Para além do simbólico apagar de luzes no dia 27 de março, o município compromete-se a sensibilizar os munícipes, através das suas redes sociais digitais e físicas, para a atual emergência climática e para as previsões de que Portugal será um dos países da União Europeia mais afetado pelos efeitos das alterações climáticas.

Este ano, a principal medida trata-se da implementação de um projeto piloto de bicicletas partilhadas, designado de “Bipe-Bipe Mealhada”, financiado pelo Fundo Ambiental, como medida de promoção da educação e da mobilidade sustentável.

A “Hora do Planeta” é um evento da WWF, que começou como um evento simbólico em 2007 e é neste momento celebrado em mais 188 países e territórios, funcionando como um momento de sensibilização global pelo planeta. Atualmente, o planeta enfrenta o duplo problema das alterações climáticas e da perda de biodiversidade, pelo que este movimento pretende essencialmente mobilizar os cidadãos, empresas e governos para fazerem parte da discussão e das soluções necessárias para construir um futuro saudável e sustentável para o planeta e para todos.

Este ano, o tema é “Água e Alterações Climáticas”, alicerçado no conceito “Liga-te ao Planeta”. Nesse seguimento, o Município da Mealhada pretendeu fazer parte destes processos de adaptação e resolução das alterações climáticas, ao subscrever o Pacto de Autarcas, a 29 de junho de 2018, e ao apresentar o seu Plano de Ação para o Clima e Energia Sustentável 2030, a 30 de setembro de 2020.

a