Perfil. António Costa, a vida e carreira do primeiro-ministro que colou cartazes durante o PREC

António Costa, o homem que mais se fala em Portugal, é odiado por uns e amado por outros. Com um percurso profissional de excelência, aos 14 anos colava cartazes na rua da Juventude Socialista.

Por Márcia Correia

António Luís Santos da Costa, nasceu a 17 de julho de 1961 em Lisboa, é um político e advogado português. Filho de Maria Antónia Palla, jornalista e ativista dos direitos das mulheres, e de Orlando da Costa, escritor comunista e publicitário.

Licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa e pós-graduou-se em Estudos Europeus pela Universidade Católica Portuguesa. Em 1988, entrou para a Ordem dos Advogados depois do seu estágio no escritório de José Vera Jardim e Jorge Sampaio.

A sua paixão pela política apareceu desde muito cedo. Aos 14 anos filiou-se na Juventude Socialista para colar cartazes durante o Processo Revolucionário em Curso. Depois das eleições autárquicas de 1983, António Costa, desempenhou a sua primeira função política como membro da Assembleia Municipal de Lisboa, onde seria reeleito em 1987.

Chegou à direção do Partido Socialista pelo sampaísta Vítor Constâncio e foi diretor de campanha de Jorge Sampaio nas eleições presidenciais de 1996.

Nas legislativas de 1991, António Costa, foi eleito como cabeça de lista à Câmara Municipal de Loures, mas não venceu, ficando a desempenhar a função de vereador e deputado. Durante essa campanha, António Costa ficou famoso pela corrida que organizou, entre um burro e um Ferrari, na Calçada de Carriche. Foi o burro que venceu a corrida, mostrando que haviam grandes problemas de acessibilidade no concelho de Loures.

Em 1995, nas eleições legislativas ganhas pelo Partido Socialista, António Costa iniciou as suas funções governativas, como secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e dois anos depois passou a ministro doa Assuntos Parlamentares. No segundo mandato de António Guterres, assume as funções da Justiça, mas acaba por se demitir em 2002.

Era um grande apoiante de José Sócrates, que lhe propôs candidatar-se à Câmara Municipal de Lisboa, onde foi eleito três vezes seguidas.

Em 2014 anunciou que iria disputar com António José Seguro a liderança do PS, onde venceu com 67,88% dos votos. Nas legislativas de 2015, António Costa vence as eleições, mas sem maioria absoluta, chegando a acordo com a CDU e o Bloco de Esquerda, formando assim a ‘Geringonça’.

É o atual primeiro-ministro de Portugal e está a atravessar a etapa mais controversa da sua vida política, uma pandemia.

a