Politécnico apresentou proposta para consórcio da Região Centro
Politécnico de Viseu apresenta proposta de regulamentação para o Consórcio da Região Centro que realizará as provas específicas no novo regime destinado a alunos que terminam cursos profissionais.
Na sequência da decisão governamental, de abril deste ano, de criação de “concursos especiais de ingresso no ensino superior para titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados”, está em discussão o processo de realização das provas específicas em três consórcios nacionais (Norte, Centro e Sul).
Fortemente empenhado e a diligenciar esforços para a efetivação do Consórcio da Região Centro, o Politécnico de Viseu (PV) apresentou uma proposta de regulamentação das provas regionais às outras instituições de ensino politécnico da Região.
Recorde-se que para a concretização de um dos objetivos principais do PV — aumentar o número de alunos que prossegue estudos para o ensino superior, em particular, os da região onde se insere —, estava prevista, no atual plano estratégico da instituição, a implementação de “uma rede regional entre o PV, as escolas e outras entidades que ministrem cursos de formação profissional de nível secundário ou equivalente”.
Com a apresentação pública, em novembro de 2019, da PEPER – Rede Regional para a Promoção do Ensino Profissional em Rede, concretizava-se a aposta do PV na valorização do ensino profissional, com um trabalho em rede com os vários agentes envolvidos que, de uma forma mais próxima e permanente, estabeleceriam condições para a continuidade dos estudos no ensino superior.
A PEPER reúne 35 instituições de ensino (17 agrupamentos de escolas, 10 escolas profissionais, três escolas secundárias e cinco escolas superiores, quatro do PV e uma do Instituto Piaget) de 19 concelhos e as Comunidades Intermunicipais (CIM) de Viseu Dão Lafões e do Douro.