Município dá luz verde a 24 projetos do programa Viseu Cultura
A Câmara Municipal de Viseu aprovou na passada quinta-feira a lista final de projetos a financiar pelo programa VISEU CULTURA em 2020, no âmbito da linha “Programar”, orientada para o apoio a festivais e eventos culturais, conforme proposta formulada pelo júri do concurso.
A linha “Programar” contempla o financiamento de 11 projetos a realizar em 2020, num valor de 450 mil euros, acrescido de um apoio não financeiro até mais 25% (na ordem dos 550 mil euros).
Dessa lista fazem parte projetos já apoiados em edições anteriores como o VISTA CURTA e o Shortcutz Viseu (ambos na área do Cinema), o Festival Internacional de Música da Primavera, o “Outono Quente”, o Festival de Jazz de Viseu, o Jardins Efémeros, o VISEU RURAL 2.0 e o “Passeios pela Literatura”.
Inéditos são os projetos de criação teatral “Diálogos” da Associação NICHO, dirigida por Graeme Pullyen, que propõe uma valorização do património oral de freguesias de Viseu no desenvolvimento de novas dramaturgias; o Festival Internacional de Dança Jovem “Lugar Futura”, preconizado pela Escola de Dança Lugar Presente e a direção artística de Leonor Keil; e o espetáculo descentralizado “O Último Julgamento” do Teatro de Montemuro.
Na sua sessão, a Câmara Municipal deliberou ainda aprovar o “projeto de decisão” dos projetos a financiar na linha “Criar”, com uma dotação orçamental de 100 mil euros, com vista ao estímulo à criação artística, conforme proposta apresentada pelo júri.
Ganham destaque nesta lista, que será agora sujeita a audiência prévia dos concorrentes, projetos na área da fotografia e cinema.
Ao todo, foram recebidas na linha “Criar” 32 candidaturas, das quais 13 são considerados para aprovação.
Ainda no apoio à atividade cultural, o Executivo Municipal aprovou uma linha de apoio, no valor de 255 mil euros, para apoio a atividades culturais das freguesias (105 mil euros) e à realização de eventos (150 mil euros).
Estas apoios são destinados as Juntas de Freguesias e às
Associações.