Eurovisão 2024: “Os portugueses devem apoiar sempre a música”
Esta noite realiza-se a segunda semifinal da 68.ª edição do festival da Eurovisão, na Suécia. O #Dacomunicação saiu à rua para ouvir a opinião das pessoas sobre o concurso.
Por: David Almeida, Inês Lopes e Laura Almeida
Na passada terça-feira, 7 de maio, realizou-se a primeira semifinal do festival. A cantora representante de Portugal, Iolanda, natural da Figueira da Foz, subiu a palco com a música “Grito”, sendo apurada para a grande final da Eurovisão.
Salete Ribeiro, vendedora de fruta e legumes no mercado municipal de Viseu, conta que a Eurovisão era o evento onde a família se reunia para assistir, sobretudo pelo facto de no passado haver apenas um canal de televisão.
Para Rui Sousa, estudante do curso de Comunicação Social na Escola Superior de Educação de Viseu, a Eurovisão “mostra o espetáculo que é a música”.
Fátima Isidro, secretária de Administração afirma que ficou surpreendida com a performance de Iolanda na Eurovisão.
Esta noite, irão ser apurados os 10 restantes participantes que se irão juntar a Iolanda na Grande final do festival , que decorre no próximo sábado, 11 de maio, às 20 horas (hora de Portugal) e será transmitido em direto na RTP1.
O grande favorito à vitória do festival é a Croácia com a canção “Rim Tim Tagi Dim” de Baby Lasagna. Segundo o site Eurovision World, que reúne as probabilidade de várias casas de aposta, a probabilidade de Portugal vencer o festival é de apenas 1%, ocupando o 26º lugar.