Ouvir Portugal-Saúde realizou-se em Viseu

O Ouvir Portugal – Saúde realizou-se na passada terça feira, dia 4 de dezembro, no Café Esplanada Rossio. Contou com a presença de Duarte Soares, presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, José Manuel Silva, ex-bastonário da Ordem dos Médicos, Maria José Barros, administradora do hospital de Braga e Luís Sipião, médico de Resende, que substituiu Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, que não pôde comparecer.

José Manuel Silva, ex-bastonário da Ordem dos Médicos

O debate Ouvir Portugal é organizado pelo CDS e conta com a realização de várias sessões por todo o país, nas quais é possível discutir os mais variados temas do país, que vão desde questões da cultura à demografia.

Viseu acolheu a iniciativa e o tema debatido foi a saúde. Entre os problemas discutidos destacam-se as fragilidades do SNS (Serviço Nacional de Saúde) em Portugal, e quais as soluções que podem ser postas em prática.

Duarte Soares realçou a necessidade de investimento nos cuidados paliativos e nos cuidados domiciliários, dizendo que estes ainda têm “um longo caminho a percorrer”.

O ex-bastonário da ordem dos médicos elogiou o SNS considerando-o o melhor que existe devido à sua acessibilidade e ao baixo custo per capita. Frisou ainda que as diferenças entre o setor privado e o setor público não são significativas no nosso país.

A iniciativa conta com 20 sessões no total, uma por cada distrito e região autónoma, e tem como objetivo ouvir as opiniões das pessoas fora do contexto político.

 

Texto e imagens: Joana Simões e Inês Rodrigues

a