Norte e Algarve com média de levantamentos superior ao resto do país

Foi lançado pela PORDATA um conjunto de dados relativos aos valores médios dos levantamentos anuais dos portugueses em caixas automáticas de multibanco, que apresentou um aumento de 55 mil milhões de euros em 2001 para 64 mil milhões de euros em 2016.

Com base nos dados divulgados podemos referir que o Norte e o Algarve apresentaram em 2001 e 2016 levantamentos com valores superiores aos da média do país.  O Centro, a Área Metropolitana de Lisboa, o Alentejo , os Açores e a Madeira registaram levantamentos de valores inferior aos dos levantamentos efetuados nas caixas de multibanco de todo o país, tanto em 2001 como em 2016.

Segundo os dados da Pordata, todas as sub-regiões do Norte registaram um aumento no valor dos levantamentos entre 2001 e 2016. Em 2001 a sub-região do Norte com o valor de levantamentos mais elevado foi a de Tâmega e Sousa com uma média de 69 euros. Em 2016 o valor aumentou para 76 mil milhões de euros pertencentes à sub-região do Alto Tâmega.

No Centro algumas regiões apresentaram valores médios nos levantamentos em caixas multibanco inferiores à média nacional, nomeadamente Aveiro, Coimbra, Leiria, Beira Baixa e Beiras e Serra da Estrela em 2001. Em 2016 apenas Coimbra e Beira Baixa estavam nessa situação. Todas as sub-regiões do centro viram o valor dos levantamentos aumentar entre 2001 e 2016.

No alentejo o valor médio dos levantamento também sofreu um aumento entre 2001 e 2016. Em 2001 apenas no Alentejo Litoral se verificavam levantamentos de valor médio superior à média nacional. Em 2016, para além do Alentejo Litoral, também no Alto Alentejo se ultrapassou esse valor.

Em 2016 foi o Algarve que apresentou o valor médio de levantamentos em caixas de multibanco mais elevado do país com levantamentos de aproximadamente 68 mil milhões de euros.

Texto: Sandra Ferreira

Imagem: FreeImages.com/Vaughan Willis