Mais uma medalha conquistada pelo espumante Terras do Demo
Foi em S. Paulo, no Brasil, no concurso “The Best of Wine Weekend”, um dos mais prestigiados da América Latina. Em prova estavam 5.400 vinhos de 57 países de todo o mundo, tendo o Terras do Demo, Touriga Nacional, rosé, de 2016, conquistado uma medalha de prata. Há dois meses, em maio, o mesmo espumante já arrecadara ‘ouro’ no Concurso Mundial de Bruxelas.
O ano passado o espumante Terras do Demo conquistou seis prémios em oito meses, quase um por mês, e quase todos alcançados internacionalmente. Mas o histórico das distinções, esse já é longo e abarca uma lista de prémios muito considerável.
A medalha de prata que veio do Brasil, foi conseguida em prova cega por um júri de especialistas. As degustações ocorreram no dia 24 de junho e os resultados foram divulgados quatro dias depois, a 28, o primeiro dos quatro dias do The Best of Wine para os visitantes conhecerem os vinhos medalhados e visitarem os stands respetivos, degustá-los e adquiri-los.
“Estes prémios dão uma visibilidade enorme aos nossos vinhos”, reconhece João Silva, presidente da Cooperativa Agrícola do Távora, a instituição sediada em Moimenta da Beira que produz a marca Terras do Demo. O prestígio que colhe com estas distinções honrosas provoca aumento de produção. Em 2017 foram vendidas mais de um milhão de garrafas de espumante, um recorde. Mas esse crescimento, sublinha João Silva, “não põe em causa a qualidade, banalizando o valor qualitativo da nossa produção, nós crescemos mantendo (e subindo até) os nossos níveis de qualidade altos”.
O espumante Terras do Demo já é exportado para quase vinte países, entre eles a China, as Filipinas, Angola, Letónia, República Checa, Alemanha, França e Inglaterra. “Vamos agora entrar no mercado da Dinamarca”, revela João Silva, dando a conhecer também que este ano de 2018 estão já armazenadas mais de um milhão e meio de garrafas de espumante Terras do Demo: 400 mil rosé (Touriga Nacional); 900 mil Malvasia Fina; 83 mil Fraga da Pena; 67 mil Verdelho; 45 mil tinto (Touriga Franca); e 36 mil Pata de Lebre.