Netflix surpreende Hollywood e chega a acordo para comprar a Warner Bros. Discovery por €71 mil milhões
A Netflix anunciou, na passada sexta-feira (5 de dezembro), a compra dos estúdios da Warner Bros. Discovery (WBD) e o negócio de streaming, o grupo que detém a HBO Max, por 83 mil milhões de dólares (71 mil milhões de euros), que une o maior serviço de “streaming” pago do mundo a um dos estúdios mais antigos e respeitados de Hollywood.
Por: Filipa Leal
Segundo o comunicado divulgado pela Bloomberg, os acionistas da WBD receberão 27,74 dólares (23,82 euros) por ação em dinheiro, assim como ações da Netflix. O anúncio apanhou a indústria do entretenimento de surpresa, já que na corrida estava também a Comcast e a Paramount Skydance, favorita no leilão pela Warner Bros. Discovery avançou, ontem, uma contraproposta de 108,4 mil milhões de dólares (cerca de 93 mil milhões de euros). Ao contrário da Netfliz, a proposta da Paramount era adquirir a totalidade da WBD, incluindo os canais de cabo (onde se inclui o canal de informação CNN).
Antes da conclusão da venda, a Warner Bros. Discovery vai dividir-se em duas empresas cotadas, separando os estúdios de cinema e televisão em 2026. A Netflix está tão confiante que caso o acordo não seja aprovado, dará à WBD uma indemnização de 5 mil milhões de dólares.
A fusão dará à Netflix controlo de grandes personagens e histórias de sucesso em Hollywood, nomeadamente Harry Potter e a DC Comics. Greg Peters, co-CEO da Netflix, escreve que o negócio “irá melhorar a nossa oferta e acelerar o nosso negócio nas próximas décadas”.
O negócio exigirá uma revisão regulatória nos EUA e noutros países. A combinação entre os dois tem suscitado dúvidas no Donald Trump, Presidente dos EUA, e admitiu avaliar pessoalmente a transação devido às implicações para a concorrência.
