Furacão Melissa devasta a Jamaica e dirige-se a Cuba

O furacão “Melissa” continua a sua trajetória em direção a ilha de Cuba, depois de ter passado pela Jamaica com uma tempestade de categoria 5, sendo considerado pelos especialistas o “furacão do século”. O país foi atingido por destruições, chuvas torrenciais, inundações e deslizamentos de terra que deixaram um enorme rasto de devastação e destruição

Por: David Almeida

Segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC) o furacão intitulado de “Melissa” é descrito como o “furacão extremamente perigoso”, mas a sua intensidade diminuiu para a categoria 3, antes de seguir para a província de Santiago de Cuba, situada na costa sul da ilha.

O primeiro-ministro jamaicano, Desmond Mckenzie, afirma que mais de 530 mil pessoas estão sem eletricidade e que cerca de 15 mil tiveram de procurar abrigo em diversos pontos de emergência. Mckenize adianta ainda que a paróquia de St.Elizabeth, que fica no sudoeste da Jamaica ,encontra-se totalmente submersa .

As autoridades locais apelam à cooperação da população jamaicana, enquanto os serviços de emergência trabalham arduamente para conseguir restabelecer as comunicações e prestar auxílio às vítimas. Na ilha vizinha, Cuba prepara-se a chegada do temível furacão, já com ventos de categoria inferior, mas ainda potencialmente devastadores.

a