Feira de São Mateus 2025 une tradição e inovação: “Nunca vamos transformar a Feira, ela vale por si só”

 A poucas semanas do início da Feira de São Mateus 2025, Viseu já se prepara para acolher uma das edições mais diversificadas de sempre. Entre 7 de agosto e 21 de setembro, milhares de visitantes são esperados numa programação renovada e com várias novidades.

Por: Mariana Marcela

Considerada uma das maiores festas tradicionais do país, a Feira deste ano conta com uma forte aposta na música, com nomes de destaque a nível nacional e internacional. O público poderá contar com concertos de artistas como Lukas Graham, Matias Damásio, GNR, Mariza, e para o público mais jovem, Bispo, Dillaz, Fernando Daniel, Bárbara Tinoco, entre muitos outros. Para além dos tradicionais momentos de animação, a edição deste ano destaca-se pela diversidade das atividades culturais, desportivas, não deixando de lado a contínua aposta na sustentabilidade.

No campo desportivo entre os eventos de destaque estão a 42.ª Meia Maratona Carlos Lopes e o 4.º Torneio de Gaming. A competição também se estende ao ciclismo, com a 4.ª Maratona de Cycling e o 2.º Passeio BTT, além do 4.º Torneio de Padel, que já é aguardado por entusiastas do desporto. Uma grande novidade é o Torneio de Artes Marciais, que se realiza pela primeira vez na feira, ampliando ainda mais a oferta de modalidades para os participantes.

Como parte do compromisso com o meio ambiente, serão apresentadas duas novidades: dois murais, criados por alunos de escolas de Viseu, que abordarão temas relacionados à sustentabilidade e estarão expostos em duas das entradas do Campo do Viriato. Além disso, os visitantes poderão explorar a Rota da Consciência Ambiental, um percurso pelo recinto onde encontrarão informações sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, promovendo a sensibilização e o envolvimento com questões ambientais.

A 29 de agosto, a Feira de São Mateus volta a abrir espaço à nova geração com a segunda edição do Mateus Fest. Este ano os festivaleiros podem contar com nomes como Lon3r Johny e ProjJam, Van Zee e a grande relevação deste ano, Matuê como artista internacional. 

Equilibrar inovação e tradição não é um dilema, admite Pedro Alves, presidente da Viseu Marca: “Nunca vamos transformar a feira, ela vale por si só”, afirma o responsável, sublinhando que “tem é que estar sempre à frente no seu tempo”. Com 633 anos de existência, a feira tem-se reinventado ao longo dos anos, respondendo às vontades das gerações atuais.

“Temos de ter juventude na Feira, temos que dar esse refrescamento, porque depois tudo o resto se flui na mesma”, acrescenta Pedro Alves. “Quem vem para o festival depois passa a perceber a feira, a gostar da feira e a vir à feira noutro dia que não apenas o dia do festival. Foi ir ao encontro deste novo público, porque tudo o resto se mantém cá, tu vens ao festival, mas vais encontrar a tradição.” 

O festival surge também como uma alternativa de proximidade, permitindo que os jovens possam desfrutar de um festival urbano sem terem de se deslocar para Lisboa ou Porto.

A distinção como Melhor Festividade Ibérica, recebida em 2024, elevou o grau de exigência e reforçou a ambição da organização. “Este reconhecimento por parte do público obriga-nos a ter que estar sempre com capacidade de inovação, de surpresa”, afirma o presidente da Viseu Marca. Em 2025, a grande aposta passa pela renovação da decoração do espaço. O objetivo passa por criar um ambiente visualmente marcante e diferente do habitual e “fazer com que as pessoas, quando cheguem à Feira de São Mateus, procurem sempre algo de diferente”, destaca Pedro Alves, sublinhando que a surpresa é, muitas vezes, o que leva o público a querer regressar e vir à descoberta.

Mais do que um evento de verão, a Feira de São Mateus quer afirmar-se como um momento marcante na vida de quem a visita. “As memórias têm de ser sempre felizes, de alegria, e sobretudo que encontrem nas experiências da Feira de São Mateus a felicidade que muitas vezes o dia-a-dia não traz”, salienta Pedro Alves, sublinhando a importância de um espaço que seja sinónimo de reencontro, conforto e vontade de voltar.

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