Programa Erasmus “encanta” escola de Carvalhal Redondo

O projeto engloba os alunos do 3º e 4º ano de escolaridade, pois, atividades como esta “acabam por ser muito enriquecedoras para estas idades, visto que é a altura de todas as descobertas e da formação da personalidade”. Para além disso, “o projeto foi muito enriquecedor para os alunos que participaram nas mobilidades, porque conheceram outras terras e culturas, gostaram muito de provar as comidas típicas dos países que visitaram e de ver as paisagens”.

Texto e Foto: Francisca Costa (aluna do 1º ano de Comunicação Social)

O programa Erasmus foi iniciado na Escola Primária de Carvalhal Redondo em 2020, mas devido à pandemia foi cancelado durante um tempo, voltando à atividade em 2021, tendo quatro países envolvidos: Alemanha, Áustria, Bulgária e Portugal. O projeto de intercâmbio iniciado em 2020 está a ser encerrado, contudo, falta terminar o projeto avaliativo que consiste na avaliação do programa e na sua entrega ao Erasmus.

Apesar de não dominarem o inglês, língua mais falada mundialmente, a comunicação entre os alunos que participaram nesta atividade fluiu naturalmente, visto que a língua “nunca foi uma barreira para que eles interagissem, brincassem ou partilhassem conhecimentos uns com os outros”. Com esta experiência muitos alunos enriqueceram o seu vocabulário linguístico, e, além disso, perceberam o interesse e a importância da língua inglesa.

Com isto, os professores chegaram à conclusão que “de facto a comunicação não foi uma barreira, porque nestas idades os alunos não sentem responsabilidade e não têm vergonha de procurar outras formas de comunicar”, portanto, com as quatro mobilidades realizadas com alunos diferentes, os professores não acharam que o desconhecimento do inglês tivesse sido um obstáculo.

Quando o projeto foi concebido, houve logo a necessidade de se fazer um regulamento, na qual se criaram critérios, pois a experiência Erasmus abrangeu a Escola Primária de Carvalhal Redondo e a Escola Primária de Santar. Um dos critérios restringia que só podiam participar neste projeto alunos do 3º e 4º ano, visto que são alunos com alguma autonomia. A envolvência dos alunos neste projeto também dependia da colaboração dos pais, em permitir a ausência dos seus educandos durante uma semana. A participação de alunos com dificuldades de aprendizagem, autorizada pelos pais, revelou-se particularmente enriquecedora, visto que se observou um desenvolvimento notável na “forma de comunicar com outras crianças e na envolvência nas atividades”.

Segundo as professoras, a experiência de mobilidade internacional encantou os alunos que se envolveram e aventuraram na descoberta do mundo de forma mais participativa. Por exemplo, na Áustria divertiram-se a andar de trenó na neve e na Bulgária foram visitar “um sítio onde estavam ursos resgatados de cativeiro”, são experiências muito boas e marcantes que eles nunca vão esquecer.

A receção à mobilidade que ocorreu em abril de 2023, em Portugal, foi um sucesso. Todos os alunos participaram ativamente e mostraram grande entusiasmo em conhecer estudantes de outros países, acolhendo as iniciativas com grande satisfação.

a