“O que mais gosto é fazer música” – Emanuel Pacheco, subdiretor do Conservatório de Aveiro
Uma apresentação de música sacra dirigida por Emanuel Pacheco, atual maestro da catedral de Aveiro e professor de coro no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, onde também é subdiretor, realizou-se no Centro de Congressos de Aveiro, no dia 23 de novembro de 2024, o “MADE IN AVEIRO”.
Texto: Tiago Silva / Foto: ECCLESIA/CB
O projeto organizado pela Câmara Municipal tem como objetivo dar palco às artes no âmbito da tecnologia e pretendia contar com a participação de todas as escolas da cidade.
Como afirma o maestro, em entrevista, a falta de presença não teve qualquer tipo de más intenções ou desentendimentos, apenas que foi difícil para as outras escolas devido às avaliações escolares. Para uma escola de música é fácil organizar um evento desta natureza, já que “estão sempre a fazer arte”.
Nesta atividade protagonizada pelo grupo de pais dos alunos do Conservatório de Aveiro, Emanuel Pacheco afirma que embora não esteja ligado à divulgação deste evento, deixando isso nas mãos da autarquia local, nas palavras do maestro esta foi uma “atividade para quem quisesse ouvir”.
O motivo de ter vindo é o prazer que a música lhe dá a si e aos colegas, que consigo atuaram. “Fazem música por prazer, puro prazer, não mais do que isso”, remata.