Mongólia e Bangladesh em números: uma comparação entre países de contrastes demográficos

Num mundo cheio de multiculturalismos e diferenças nos mais variados aspectos, desde económicos a sociais, a Mongólia e o Bangladesh são dois casos demográficos peculiares. 

Por: Ivone Simões

A Mongólia é um pais da Ásia Oriental, localizado entre duas das grandes potências mundiais: a China, a sul, e a Rússia, a norte. Com uma área total de 1 564 100 km2, conta com uma população de aproximadamente 3,2 milhões de habitantes, possuindo o título de país com menor densidade populacional do mundo. Para fins de comparação, consta referir que o território mongol é 17 vezes maior que Portugal. Estes dados demográficos devem-se ao facto de grande parte do território da Mongólia ser composto por cadeias montanhosas, em oposição aos hábitos agrícolas que movem a grande parte da economia deste país. Para além disso, a história da Mongólia é marcada, desde há muitos séculos, pela existência de grupos nómadas. Contudo, segundo dados da Our World In Data, estima-se que a população mongol continue a crescer, ainda que a um ritmo que se prevê ser desacelerado ao longo do tempo. Em 2023, este crescimento ficou-se pelos 1.3%. Para já, a média da idade da população deste país no extremo oriente asiático ronda os 27 anos.  

Caixa de texto: Fonte: https://ourworldindata.org/ 
Os dados da Our World in Data mostram que a população da Mongólia está em crescimento constante, ainda que desacelerado. A população é, ainda assim, bastante jovem.

Quanto ao Bangladesh, um país pertencente à Ásia Meridional, é rodeado praticamente por inteiro pela Índia, tendo apenas uma pequena fronteira com o Myanmar. A área deste país é de 148 460 km2, não chegando sequer ao dobro da área do território português, mas a sua população, contrariando todas as expectativas, ultrapassa os 170 milhões de habitantes. Neste momento, o Bangladesh ocupa a 8ª posição, no rankingde países com maior número de habitantes. Significa isto que a população bengali supera em 17 vezes a população portuguesa. 

O maior boomda população bengali aconteceu na década de 60, tendo sido travada na década de 80, com a introdução de medidas de controlo na natalidade. A população bengali carrega ainda a cultura de famílias numerosas. Para além disso, ajuda também a favorável posição geográfica. Localizado nas margens do rio Ganges, e com terrenos férteis, o Bangladesh favorece de recursos naturais para o plantio e acesso a água, o que garante o sustento, não só em termos alimentícios, mas também financeiros. Contudo, este pequeno grande país sofre ainda com os desafios da falta de acesso à educação, aliados à sobrepopulação, à pobreza, e às consequências das alterações climáticas, tornando-se difícil a gestão de todos estes fatores. Em 2023, o crescimento da população bengali estabeleceu-se nos 1.53%, e as previsões da Our World in Data indicam que, apenas em 2080 será possível assistir a uma queda efetiva na população do Bangladesh. 

Caixa de texto: Fonte: https://ourworldindata.org/ 
A população do Bangladesh é uma das que mais cresce no mundo, gerando problemas de sobrepopulação. Em média, a população bengali rondará os 25 anos.
a