Janeiro com recorde de novas empresas no distrito de Aveiro

Centenas de novas empresas foram constituídas entre janeiro e setembro de 2024 no distrito de Aveiro. Janeiro foi o mês recorde com 246 e agosto o mês com o número mais baixo, “apenas” 98.

Por Rui Sousa

Já os números da insolvência são bastante mais baixos, sendo fevereiro o mês mais atingido, com 26 empresas a declararem insolvência. De acordo com estes valores, o saldo de sucesso empresarial até ao mês de setembro de 2024 é positivo, no entanto nem sempre foi assim.

Segundo o Observatório Racius, nos primeiros 3 meses de 2020 a constituição de novas empresas teve valores bastante típicos, sendo o mês de janeiro o mais escolhido pelos aveirenses para darem inicio aos seus projetos com 258 constituições.

Com o aparecimento da pandemia é possível observar uma grande queda deste número nomeadamente no mês de explosão do vírus, o mês de abril, com apenas 54 novas empresas a serem constituídas, número quatro vezes mais baixo do que em janeiro. Após este mês de “crise” empresarial, todos os outros meses do ano tiveram valores acima de uma centena de novas constituições.

No que diz respeito às insolvências, nesse mesmo ano, o mês de abril foi um dos meses com menos insolvência, sendo que apenas 50 empresas tiveram dívidas superiores aos seus rendimentos.

Apesar de este valor ser um dos mais baixos do ano de 2020, é alto quando comparado com as insolvências do ano de 2024, quando o mês com maior número de insolvências foi fevereiro, com 26 empresas a declarar quebra financeira.

a