Número de empresas audiovisual aumenta 120% nos últimos 12 anos
O mundo do audiovisual tem crescido a largos passos na última década em todo o mundo, e Portugal, não foi uma exceção. Ainda que num ritmo menor em relação a outros países cresceu bastante, e a ascensão das redes sociais, foi sem dúvida, um dos maiores motivos que justificaram a aposta neste setor.
Por Pedro Esteves
No território nacional existiam 1.904 empresas no setor em dezembro de 2012. Precisamente 12 anos depois, o número de empresas aumentou 120%, para 4.189, confirmando assim, a elevada aposta neste setor.
Em 2012, segundo o Racius foram constituídas 153 novas empresas no setor audiovisual, menos de metade das 347 criadas em 2018. Ano em que a rede social TikTok tornou-se viral, com mais de 104 milhões de downloads em todo o mundo, apenas no primeiro semestre. Passado quase sete anos, com direito a um documentário, TikTok Boom, relata a indiscutível influência na sociedade de hoje em dia, que contribuiu também para mudar o setor do audiovisual.
No decorrer dos últimos anos o audiovisual andou de “mãos-dadas” com as redes sociais, sendo que nos primeiros anos as “redes” continham um lado mais pessoal, que foi rapidamente substituído pelo mundo profissional. Segundo o portal Statista Portugal passou de 2,3 milhões de utilizadores no TikTok em janeiro de 2021 para 3,3 milhões em janeiro 2023. Ainda que a aplicação chinesa esteja em ascensão, o Instagram revela números surpreendentes, com mais de 6,4 milhões de utilizadores em julho de 2024.
Nos últimos anos o audiovisual teve uma maior procura por vários fatores, sendo um deles a importância de estar nas redes, sobretudo para os negócios, independentemente da aérea ou dimensão. Neste aspeto o TikTok teve uma grande influência, graças à implementação dos vídeos na vertical, algo inimaginável para o setor do audiovisual há pouco menos de uma década.