Primeiro-Ministro pede um jornalismo mais tranquilo e menos ofegante

Num evento de apresentação do plano de comunicação social, Luís Montenegro, primeiro-ministro aproveita para deixar uma mensagem aos jornalistas referindo que o jornalismo atual deveria ser mais tranquilo e menos ofegante.

Por: Inês Lopes

O Governo aprovou, esta quarta-feira, a versão final da proposta do orçamento de estado para 2025. Este será entregue no Parlamento nas próximas 24 horas. António Leitão Amaro, o ministro da presidência revelou numa conferência de imprensa um aumento de 18% nas parcelas destinadas à cultura em comparação ao orçamento de 2024.

Leitão Amaro explicou que o documento reflete as preocupações apresentadas pelo partido socialista no decorrer das negociações. “Este orçamento reflete o que foi discutido com o PS, mas ainda não temos certeza sobre o seu apoio”, afirma o ministro.

O orçamento de estado para 2025 inclui o acordo de concentração social, combinado entre o Governo, a União Geral de Trabalhadores e as confederações empresariais. Este acordo define novas linhas de entendimento sobre políticas salariais e laborais.

No mesmo dia, o primeiro-ministro, Luís Montenegro aproveitou um evento de apresentação do plano de comunicação social para criticar o jornalismo atual. Referiu ainda que os jornalistas dependem de auriculares para receberem perguntas e explicando que isso compromete a qualidade do trabalho jornalístico.

Ainda durante o dia de ontem, foram vários os canais televisivos e comentários nas redes sociais que já se manifestaram contra o discurso de Montenegro.

Imagens RTP3 (“Jornal das 12”, 08/10/2024)

a